Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Importância da Avaliação Pós-Covid-19

Neste sábado, dia 27 de março, a NEOCOR, através do seu programa PROESPORTE, recebeu em sua sede, os representantes do Pato Futsal, Pato Basquete, Azuriz Pato Branco, Unidep Futsal e Aaema Futsal para a apresentação dos novos protocolos de atendimento de Atletas Pós-Covid-19.

Na ocasião os Drs. Luiz Fernando Morrone CRM/PR 15442 e Daniel Spilmann CRM/PR 42051, falaram dos estudos recentes da síndrome POS COVID e da importância de se realizar uma avaliação completa dos atletas antes do retorno das atividades, treinamentos e jogos.

Acreditamos que os protocolos deveriam ser mais rigorosos para um retorno seguro as atividades físicas, principalmente em atletas de alta performance. Nosso objetivo foi orientar que todos que praticam atividade física, atletas e demais membros das equipes devam seguir protocolos de atendimento POS COVID para protege-los de possíveis sequelas que possam prejudicar suas carreiras ou até mesmo aumentar o risco de morte súbita..”

A NEOCOR entende que o suporte médico adequado é importante para minimizar os riscos dos atletas em seus retornos, hoje é conhecido que o envolvimento do coração pelo COVID é real e pode ocorrer mesmo em paciente assintomáticos ou com sintomas leves. A Miocardite ( inflamação do musculo do coração) deve ser investigada antes do retorno a pratica esportiva, pois sua ocorrência pode variar de 15 até 60% dependendo da população estudada.

Consideramos essencial a todos os atletas uma avaliação medica individualizada com exames complementares para poder minimizar o risco de complicações e sequelas futuras.

Além disto, sugerimos que os atletas que contraíram COVID e se recuperam sem sequelas aparentes mesmo após essa avalição inicial, devam ser reavaliados periodicamente por médio e longo prazo, para maior segurança na pratica de esportes competitivos e de alta performance.

O NEOCOR – PROESPORTE é um programa de incentivo e desenvolvimento do esporte, que tem por objetivos dar suporte as equipes de rendimento e instituições envolvidas com a prática esportiva, com foco nos atletas, esportistas e também em pacientes que buscam reabilitação ou melhoria de sua condição física. O programa já contempla a 5 equipes, nas modalidades de futsal, futebol e basquete, abrangendo um total de 150 atletas. Equipes parceiras:

  1. PATO FUTSAL – Liga Nacional de Futsal, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense de Futsal – Série Ouro;
  2. PATO BASQUETE – NBB – Novo Basquete Brasil e Campeonato Paranaense de Basquete;
  3. AZURIZ FUTEBOL – Campeonato Paranaense de Futebol – 1ª Divisão;
  4. UNIDEP FUTSAL FEMININO – Taça Brasil de Clubes, Copa do Brasil de Futsal e Campeonato Paranaense de Futsal – Série Ouro;
  5. AAEMA MARIOPOLIS – Campeonato Paranaense de Futsal – Série Prata e Jogos Abertos do Paraná.